Os motoristas que trafegam pela Saída Norte de Brasília serão beneficiados com mais uma readequação viária. Além da reforma e ampliação da Ponte do Bragueto, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também construirá pistas de ligação entre o Balão do Torto e o Colorado, em Sobradinho. O projeto prevê duas vias marginais, nos dois sentidos, construídas ao longo de 5km. A expectativa do DER é que as obras comecem em junho deste ano.

 

descida do coloradoO projeto integra o conjunto de soluções para o tráfego na Saída Norte de Brasília. “Com as duas novas vias, dobrará a capacidade de veículos entre o Balão do Torto e o Colorado, o que reduzirá o tempo de espera do usuário nos horários de pico. Atualmente, o processo licitatório está na fase de pré-qualificação, em que são identificadas as empresas com condições de apresentar o preço”, afirmou o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior.

 

A ligação Colorado-Torto receberá investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, resultado de financiamento obtido pelo GDF com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no âmbito do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste). A liberação dos recursos foi publicada no Diário Oficial do DF de sexta-feira (8).

 

Trevo de Triagem Norte – O contrato com o BNDES também prevê investimentos de cerca de R$ 100 milhões no projeto Trevo de Triagem Norte, para ampliação viária da região norte de Brasília. Com as obras, todo o trecho entre as quadras 116/216 Norte e a saída do Plano Piloto será alterado. Veículos com destino ao Lago Norte e à região de Sobradinho terão, por exemplo, a opção de acessar vias exclusivas, a partir da L4 Norte ou do Eixão.descida do colorado 1

 

A mudança eliminará diversos pontos de retenção, segundo a Secretaria de Transportes. O tempo estimado para execução de todas as etapas da duplicação é de dois anos.

Fonte: Agência Brasília

Anúncios